Cronograma
criativo 

Sorria Mais

14 a 20 de Junho

14 de Junho

Quem tem implante pode usar aparelho?

🦷 A ortodontia promove a movimentação dos dentes e isso só é possível porque os dentes naturais contam com estruturas de amortecimento, chamadas de ligamentos periodontais. Já os implantes são fixos no osso e, assim, não podem mudar de posição.

😬 No entanto, quem possui implante dental pode, sim, utilizar o aparelho ortodôntico. Se o implante está na posição correta, o tratamento pode ser feito normalmente. Aliás, ele pode até ajudar no procedimento de alinhamento, pois funciona como um apoio para puxar os outros dentes. 

O problema ocorre quando o implante está um pouco fora do lugar, situação que pode comprometer o resultado estético. Por isso, converse com o seu ortodontista e discuta todas as possibilidades.

😷 Para evitar contratempos, a recomendação é, antes de fazer a colocação do implante, realizar o tratamento ortodôntico. É muito importante que seja feito um planejamento cuidadoso para que se obtenha sucesso após esses dois procedimentos.

15 de Junho

Cuide do seu sorriso

Várias pesquisas apontam que sorrir é muito mais que um sinal de felicidade ou prazer.


45% das pessoas notam o seu sorriso antes de qualquer coisa. Um belo sorriso tem seus encantos mas também é a demonstração do quão bem você se preocupa com sua saúde, afinal a saúde começa pela boca correto?


Ter dentes bonitos demonstra muito da sua personalidade como se você é!

A Sorria Mais tem vários tratamentos que podem te auxiliar e ajudar na conquista do sorriso dos seus sonhos

16 de Junho

Aparelhos ortodôntico, qual é o indicado para você

Eles vão muito além da correção dos dentes pra fins estéticos. Os aparelhos ortodônticos resolvem problemas relacionados à mastigação, respiração e até mesmo a fala. Por isso, é importante saber os tipos existentes e qual o mais indicado para o seu caso. 🤔

Engana-se quem acha que existem apenas os tipos fixo e móveis. Hoje em dia, com a evolução da ortodontia são muitas as variedades de aparelhos para diversos tipos de correção.

✅ Aparelho fixo: esse tipo de aparelho é utilizado para promover o alinhamento dos dentes, o que é feito por meio de força mecânica para movimentá-los, colocando-os no lugar. 

✅ Aparelho fixo estético: sua única diferença para o aparelho fixo comum, é que no caso do estético, ele é constituído por fios e braquetes (quadradinhos que ficam à frente dos dentes no aparelho), mais discretos.

✅ Aparelho lingual:esse aparelho tem a mesma finalidade do aparelho fixo: promover o alinhamento dos dentes. No entanto, nele, os braquetes são colocados na parte interna dos dentes, ficando em contato com a língua e sendo considerados invisíveis. 

✅ Aparelho móvel: é indicado para crianças de até doze anos que possuem ou não a dentição definitiva. Esse tipo é utilizado com o objetivo de estimular alterações na estrutura óssea e manter os dentes na posição correta

✅ Aparelho extensor de palatino: pouco conhecido pela maioria das pessoas, esse aparelho ortodôntico promove o aumento da largura do palato – céu da boca – sendo indicado para crianças que possuem a mordida cruzada, e em alguns casos para adultos

Independente do modelo determinado pelo dentista em conjunto com o paciente, é necessário um apego maior à higienização e cuidados bucais. Por isso.

17 de Junho

5 Alimentos essenciais para a saúde bucal

Manter a saúde bucal demanda uma série de cuidados e boas práticas. Além de fazer a higienização adequada e consultar regularmente o dentista, é fundamental manter uma dieta saudável. Alimentos que ajudam a saúde bucal devem fazer parte da sua rotina e complementar os cuidados com o bem-estar de todo o seu corpo.

Provavelmente, você já ouviu diz: a saúde começa pela boca. E isso não diz respeito apenas aos alimentos que você ingere, mas também ao reflexo que a condição da boca gera na saúde de todo o organismo.

Neste post, elencamos dez alimentos essenciais que ajudam a manter a saúde bucal. Confira quais são e descubra como inseri-los na sua dieta!

 

👉 Maça: Auxilia na limpeza dental a cada mordida, estimulando o fluxo de saliva na boca e participando na neutralização do pH dessa região. 

👉 Laranja: Ela é rica em vitamina C, substância responsável pela produção de colágeno e que favorece a saúde da gengiva.

👉 Folhas escuras: Como o espinafre, a couve e o almeirão, são outros exemplos de bons alimentos para a saúde bucal. O espinafre, por exemplo, é rico em fibras e ajuda na limpeza natural dos dentes, aumentando o fluxo de saliva, que neutraliza o pH da boca.

👉 Brócolis: É um vegetal rico em ferro e cálcio. Esses nutrientes, juntos, formam uma barreira de proteção para o esmalte dos dentes. Cada 100g de brócolis contém 86mg de cálcio.

👉 Ovos: São alimentos muito saudáveis e ajudam a manter o corpo em pleno funcionamento. Ricos em fósforo e proteína, contribuem para reduzir as chances de surgimento de doenças periodontais.

Como você pôde ver, uma alimentação saudável é essencial para a manutenção da saúde da boca. Sozinha, porém, ela não é suficiente. Lembre-se de manter uma rotina de higienização e uso do fio dental, além de realizar visitas periódicas ao seu dentista.

18 de Junho

Qual a escova de dente ideial?

Escolher a escova dentária é uma tarefa das mais importantes, porque, embora esse objeto seja aparentemente simples, se mostra essencial a uma higiene eficiente e à proteção dos dentes e de toda a boca. Para complicar um pouco a vida do consumidor, os fabricantes oferecem uma diversidade tão grande de modelos que por vezes fica difícil selecionar o produto. As opções disponíveis no mercado incluem cores, formatos e tipos de cerdas diferentes.

Os consumidores devem ter em mente, no entanto, que as cerdas são o principal componente da escova. Dessa forma, a indicação tradicional para pessoas sem problemas específicos ou déficits na realização de movimentos é o uso de escovas com cerdas planas e niveladas, sem alterações de inserção e direção. Esses são os modelos mais testados e aprovados no quesito eficiência.

 

🪥 Como escolher escova de dente?

Observe o formato: A escova serve para remover, de forma mecânica, a placa bacteriana que está na superfície dos dentes, portanto, o ideal é que ela limpe de um a dois dentes por vez e permita que o usuário acesse todos os dentes de forma efetiva

Repare nas cerdas: Outro ponto importante da escova são as cerdas. Elas são responsáveis por remover toda a sujeira dos dentes, como placas bacterianas e restos de alimentos

Escolha o cabo correto: Quanto ao cabo, é importante que ele tenha uma boa empunhadura e possibilite que você realize os movimentos de forma correta.

Tenha atenção em caso de aparelho:s Quem usa aparelho fixo deve optar pela escova ortodôntica, que apresenta cerdas em formato de V e limpa todos os espaços, além dos bráquetes e fio.

Esse é um acessório indispensável para garantir uma boa saúde bucal. Agora que você já sabe como escolher escova de dente, lembre-se de buscar por opções com cabeça pequena e arredondada e cerdas macias, que conseguem alcançar todos os espaços e remover o acúmulo de placa bacteriana sem ferir as gengivas ou desgastar o esmalte dentário.

19 de Junho

Você sabe usar o fio dental corretamente?

🦷 O uso correto do fio dental remove a placa bacteriana e os alimentos nos lugares onde a escova não consegue chegar facilmente – sob a gengiva e entre os dentes. Como o acúmulo de placa pode provocar cárie e gengivite, usar fio dental diariamente é altamente recomendável.

Para aproveitar ao máximo o uso do fio dental, uso a seguinte técnica:

✅ Enrole aproximadamente 40 centímetros do fio ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dedos.

✅ Segurando o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes.

✅ Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Nunca force o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou machucar o frágil tecido gengival.

✅ Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo.

✅Para remover o fio, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes.

Enquete perguntando se usa o fio dental + video aplicando o uso

20 de Junho

O que causa dor no dente?

🦷 dor de dente pode ser causada por diversos motivos, sendo os mais comuns a presença de cáries, problemas na gengiva e desgaste do dente. Além disso, problemas na articulação temporomandibular e abscessos também podem vir a causar dor no local.

Entre essas, a que se destaca como a maior causa de dor no dente é a cárie, que quando atinge a polpa dentária (nervo do dente) pode dar origem a uma infecção e provocar bastante dor. No início, os sintomas mais comuns são a sensibilidade do dente ao mastigar alimentos quentes ou frios.

😢A dor de dente pode atingir, também, o entorno dele e a gengiva. Ela pode ser intensa e esporádica ou latejante e amena, mas constante. Mesmo que ela surja apenas de tempos em tempos, você deve consultar um dentista logo que ela aparecer.

Algumas pessoas sentem a dor de dente apenas quando a área afetada sofre algum tipo de pressão e outras a sentem irradiar para o maxilar, cabeça e ouvido. Outros sintomas incluem o inchaço da gengiva ao redor do dente, febre e dor de cabeça.

😉 Manter uma boa higiene bucal, utilizando um creme dental com flúor, é a melhor forma de evitar cáries e retrações gengivais, que podem causar a dor de dente. Caso ela surja, não demore para procurar um dentista e achar a solução do problema antes que ele se agrave.

plugins premium WordPress